Quais das seguintes afirmações são verdadeiras para átomos com muitos elétrons? Se falsas, explique por quê. (a) A carga nuclear efetiva, Z e f é independente do número de elétrons presente em um átomo. (b) Os elétrons de um orbital s são mais efetivos em blindar da carga nuclear os elétrons de outros orbitais, porque um elétron em um orbital s pode penetrar o núcleo de um átomo. (c) Elétrons com l = 2 são mais efetivos na blindagem do que elétrons com l = 1 . (d) Z e f de um elétron em um orbital p é menor do que o de um elétron em um orbital s da mesma camada.

Passo 1

(a)Falsa! A carga nuclear efetiva depende completamente do número de elétrons no átomo em questão. Quanto mais elétrons no átomo, maior a blindagem que os elétrons das camadas mais internas exercem do núcleo sobre os elétrons de camadas mais periféricas. Além disso, quanto mais elétrons, maior a repulsão elétron-elétron, que reduz a atração dos elétrons pelo núcleo.

Passo 2

(b)Correta! O orbital s, de formato esférico, é excelente (o melhor) na blindagem da carga nuclear.

Passo 3

(c)Falsa! Elétrons com l = 2 , ou seja, elétrons d, são elétrons cujo orbital é mais bem mais difuso e espalhado no espaço que os orbitais p, de l = 1 . Assim, sua blindagem do núcleo é bem menor que a dos orbitais p.

Passo 4

(d)Correta! Um elétron em um orbital p, por seu formato mais difuso que o do orbital s, sente menos efeito da carga nuclear.

Resposta

(a)Falsa.

(b)Verdadeira.

(c)Falsa.

(d)Verdadeira.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados