119. A intensidade de uma transição entre os estados n   e   n ´ de uma partícula em uma caixa é proporcional ao quadrado da integral I ,   em que

I n n ´ = ∫ 0 L Ψ n Ψ n ´ d x

  1. Será que pode ocorrer uma transição entre estados com números quânticos 3 e 1? (b) Considere a transição entre dois estados com números quânticos 2 e 1. A intensidade diminui ou aumenta quando a dimensão da caixa aumenta?

Passo 1

Letra (a)

Portanto, a integral I 3,1 é zero. Como a intensidade de uma transição entre dois estados para uma partícula em uma caixa é proporcional ao quadrado da integral I, portanto, a intensidade de uma transição entre dois estados com número quântico 3 e 1 é zero. Logo, a transição não é possível.

Passo 2

Letra (b)

Como a expressão final após a integração não contem nenhum termo L, portanto, a intensidade não muda com o comprimento da caixa.

Resposta

  1. Explicação em texto
  2. Explicação em texto
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quantos elétrons podem ocupar uma subcamada com l igual a (a) 0; (b) 1; (c) 2; (d) 3
Escreva a notação da subcamada (3d, por exemplo) e o número de elétrons que podem ter os seguintes números quânticos se todos os orbitais da subcamada estão preenchidos: (a) n = 4, l = 1, (b) n = 5, l
Quantos elétrons podem ter os seguintes números quânticos em um átomo? (a) n = 2, l = 1; (b) n = 4, l = 2, ml = -2; (c) n = 2; (d) n = 3, l = 2, ml = +1.
Escreva a notação da subcamada (3d, por exemplo) e o número de orbitais que têm os seguintes números quânticos: (a) n = 5, l = 2; (b) n = 1, l = 0; (c) n = 6, l = 3; (d) n = 2, l = 1.
Quais das seguintes subcamadas não podem existir em um átomo? (a) 4f; (b) 3f; (c) 5g; (d) 6h