12.2 Explique o que acontece (a) com o pH de uma solução de ácido fosfórico, após a adição de di-hidrogenofosfato de sódio sólido; (b) com a percentagem de desprotonação de HCN em uma solução de ácido cianídrico, após a adição de ácido bromídrico; (c) com a concentração de íons H 3 O + , após a adição de cloreto de piridínio a uma solução da base piridina em água.

Passo 1

(a) Vamos escrever a dissoluão do ácido fosfórico

H   A c + H 2 O ⇌ H 3 O + + A c -

Quando adicionamos di-hidrogenofosfato de sódio sólido, a concentração de A c - aumenta, e, assim, o equilíbrio é deslocado para o lado esquerdo. A quantidade de H 3 O + diminui. Portanto, o pH diminui.

Passo 2

(b) Vamos escrever a dissoluão do ácido cianídrico

H   A c + H 2 O ⇌ H 3 O + + A c -

Quando adicionamos ácido bromídrico, a quantidade de H 3 O + aumenta, e, assim, o equilíbrio é deslocado para o lado esquerdo. Portanto, a percentagem de desprotonação diminui.

Passo 3

(c) Vamos escrever a dissolução da base

B a s e + H 2 O ⇌ B a s e H + + O H -

Quando adicionamos cloreto de piridínio, a quantidade de B a s e H + aumenta e o equilíbrio é deslocado para o lado esquerdo. A quantidade de O H - diminui, e, assim, o pOH também diminuito. Portanto, o pH aumenta e, consequentemente, a contranção de H 3 O + também aumenta.

Resposta

(a) diminui

(b) diminui

(c) aumenta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados