O 1-butanol e o clorobenzeno formam um sistema onde existe um azeótropo de mínimo. A fração molar do 1-butanol nas fases liquida (x) e vapor (y), em equilíbrio a 1,000 atm, em diferentes temperaturas, figura na tabela seguinte [H. Artigas, C. Lafuente, P. Cea, E.M. Royo, e J.S. Urieta, J. Chem. Eng. Data 42, 132 (1997)).
O ponto de ebulição do clorobenzeno puro é a 404,86 K. (a) Com os dados da tabela, construa a parte do diagrama de fases na região rica em clorobenzeno. (b) Estime a temperatura do início da ebulição de uma solução com a fração molar de 0,300 no butanol. (c) De as composições e abundancias relativas das duas fases presentes, a 393,94 K, resultantes do aquecimento de uma solução que inicialmente tinha uma fração molar de 1-butanol igual a 0,300.
Passo 1
Falaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo?
Bora resolver mais uma questão!?
Para conseguirmos resolver esse exercício vamos precisar analisar o enunciado, ok?
(a) Ele começa nos dando vários dados e pede para montarmos um diagrama de fases (tá, mas a gente tem o , e uma temperatura, como montamos isso se só temos um eixo????
Então, o nosso e ficarão no e a temperatura no .
Passo 2
(b) Vamos precisar interpolar para achar a temperatura de ebulição com .
Teremos que nosso :
Nossa temperatura de ebulição .
Passo 3
Aqui adinha??????????????????
O exercício foi bonzinho, ele está pedindo agora para uma temperatura que temos os dados na tabela sem precisar interpolar, para :
As proporções das duas fases estão na razão inversa da distância de suas frações molares do ponto de composição em questão, de acordo com a regra da alavanca:
Bora matar mais uma!