23. O cloro pode existir nos estados de oxidação positivo ou negativo. Qual é o máximo número de oxidação (a) positivo e (b) negativo que o cloro pode ter? (c) Dê a configuração de cada um desses estados. (d) Explique como você chegou aos valores.

Passo 1

Letra (a) e (b)

Para determinar qual é o máximo número de oxidação positivo e negativo para o cloro basta observar que o mesmo se encontra na família 7A e com isso apresenta 7 elétrons de valência. Logo ele pode doar esses 7 elétrons e adquirir um número de oxidação +7 ou ganhar mais um eletron e atingir o octeto, e adquirir o número de oxidação -1.

Passo 2

Letra (c)

A configuração eletrônica do cloro é:

Para o Cl+7, teremos:

Para o Cl-1, teremos:

1 s 2 2 s 2 2 p 6 3 s 2 3 p 6

Passo 3

Letra (d)

Como podemos observar a configuração eletrônica do Cloro puro, o mesmo apresenta 7 elétrons na camada de valencia, a partir daí podemos perceber que seus máximo números de oxidação possíveis são o ditos na letra (a).

Resposta

  1. +7
  2. -1
  3. 1 s 2 2 s 2 2 p 6 3 s 2 3 p 6

  4. Explicação
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

25. Com base nas cargas esperadas para os íons monoatômicos, dê as fórmulas químicas de cada um dos seguintes compostos: (a) arsento de magnésio; (b) sulfeto de índio (III); (c) hidreto de alumínio; (
20. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Sn2+;(b)Cr3-;(c)Ba2+;(d) P3-.
22. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Fe3+;(b)Bi4+;(c)Si2+;(d)I-.
21. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Ca2+;(b)In+;(c)Te2-;(d)Ag+.
16. Dê a carga mais provável dos íons formados por cada um dos elementos: (a) Ba; (b) Bi; (c) Br; (d) Zn; (e) Al.