A 300 K, as pressões parciais de vapor do HCl (isto é, as pressões parciais de HCl no vapor) em equiíbrio com o tetracloreto de germânio líquido são as seguintes:

Mostre que a solução segue a lei de Henry sobre esse intervalo de frações molares e calcule a constante da lei de Henry a 300K.

Passo 1

Fala jovenzito, tudo na paz?

Só para relembrar. A lei de Henry a solubilidade de um gás dissolvido em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial do gás no líquido.

Para isso, basta testarmos a relaçãp p x para cada item:

Como podemos ver, esse valor ficou relativamente próximo. Mesmo mudando a pressão e etc.

A média desse valor será:

6,4 + 6,408 + 6,41 . 10 3 3 = 6,4.10 3

Tranquilo?

Resposta

6,4.10 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Depois de algumas semanas de uso, a pressão do gás na unidade mencionada no exercício anterior caiu a 2atm. Estime a molaridade do gás na água que a unidade gaseificadora produz com essa pressão.
Estime a pressão parcial do vapor do HCl em equilíbrio com sua solução em tetracloreto de germânio de molalidade 0,1m o lk g - 1 . Os dados necessários estão no exercício 5.3.a
A pressão de vapor 2-propanol é 50kPa , a 338,8 ℃ ℃, mas cai a 49,62k P a quando dissolvem. Em 250g de propanol, 8,69g de um composto orgânico não-volátil. Calcule a massa molar do composto.
As frações molares do N 2 e do O 2 no ar atmosférico ao nível do mar, são aproximadamente 0,78 e 0,21. Calcule as molalidades do nitrogênio e do oxigênio na solução formada num vaso aberto, cheio com