Alguns laser funcionam pela excitação de átomos de um elemento e colisão posterior entre os átomos excitados e os átomos de outro elemento com transferência de energia. A transferência é mais eficiente quando a separação dos níveis de energia é a mesma nas duas espécies.Dada a informação do Exercício 1.11, existe alguma transição do (incluindo transições de seus estados excitados) que poderia ser excitada pela colisão com um átomo de hidrogênio de configuração ?
Passo 1
Bom, esse eneunciado atrapalha mais do que ajuda, dada as informações que nos foram passadas, vamos calcular o que nos sabemos.
Como há transferência de energia, a colisão do átomo de hidrogênio com o íon de hélio fazo átomo perder energia,segundo o enunciado.Portanto, o elétron do átomo de hidrogênio vai para um nível mais perto do núcleo.
Usando a equação de rydberg para o átomo de hidrogênio :
Substituindo os valores...
Vamos calcular a energia dessa emissão :
Como o enunciado nos disse que o funcionamento é possível pois a separação entre os níveis é mínima, e temos que a energia do átomo de hidrogênio é então a energia do íon de hélio excitado deve ser a mesma.
Passo 2
Passo 3
Vemos que para n1 = 2 e n2 = 4 a equação é satisfeita.
Resposta
Há transição e essa é entre os níveis 2 e 4