(a) Uma amostra de 2,0 mmols de Cl2(g) foi selada em um balão de 2,0 L e aquecida em 1000 K para um estudo de sua dissociação em átomos de Cl ( Cl2(g) 2 Cl(g), ). Calcular a composição da mistura no equilíbrio. (b) Se 2,0 mmols de F2 fossem colocados dentro do recipiente, em vez do cloro, qual seria a composição de equilíbrio em 1000 K ( F2(g) 2 F(g), )? (c) Use os resultados de (a) e (b) para determinar qual é o mais estável em relação a seus átomos, Cl2 ou F2, em 1000 K.
Dados:
Passo 1
(a)Fazemos a tabela, convertendo mmols em mols e passando as quantidades que temos para 1,0 L (já que é por litro que se expressa a molaridade).
Pra expressão de K teremos:
Transformamos isso em uma equação de 2° grau:
Resolvendo-a, teremos
Assim, e
Passo 2
(b)Fazendo o mesmo esquema pra F2, teríamos:
Pra expressão de K teremos:
Transformamos isso em uma equação de 2° grau:
Resolvendo-a, teremos
Assim, e
Passo 3
(c)Se, na mesma temperatura, a concentração de Cl2, ao atingir o equilíbrio na reação de dissociação, é maior que a concentração de F2, significa que menos moléculas de Cl2 participaram da reação de dissociação.
Assim, concluímos que Cl2 é uma molécula mais estável que F2 em 1000 K. Isso pode ser concluído qualitativamente observando o valor de K de cada reação. Já que K pra F2 e K pra Cl2 , o maior valor (pra F2) indica que a reação é mais favorável. Logo, mais moléculas de F2 se dissociam, frente a Cl2.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)