Enunciado
Química - Fundamentos de química analítica, Skoog- Ed: 8º - Capítulo 17.Questões e Problemas - Ex. 23
Uma amostra de massa de 1,509 g de uma liga Pb/Cd foi dissolvida em ácido e diluída a exatamente 250,0 mL em um balão volumétrico. Uma alíquota de 50,00 mL da solução diluída foi levada a pH 10,0 com um tampão NH 4/NH3; a subseqüente titulação envolveu os dois cátions e requereu 28,89 mL de EDTA 0,06950 mol L1. Uma segunda alíquota de 50,00 mL foi levada a pH 10,0 com um tampão HCN/ NaCN, o qual também serviu para mascarar o Cd2; foram necessários 11,56 mL de solução de EDTA para titular o Pb2. Calcule as porcentagens de Pb e Cd na amostra
Passo 1
Para calcular isso, usaremos uma fórmula que acompanha uma titulação e que expressa que a quantidade de EDTA () que estamos usando para a titulação, é o mesmo que a quantidade de espécies tituladas ().
Como estamos usando concentrações para calcular o volume, podemos escrever:
Vamos primeiro calcular a massa da amostra no volume de 50 mL porque esse volume definirá nossa porcentagem final de Cd e Pb. Faremos isso definindo a proporção, onde e representará a massa em volume de 250 mL e representará a massa em volume de 50 mL.
Na primeira titulação, ambos os íons são titulados, então a quantidade () será definido como a soma das quantidades de Pb e Cd:
Passo 2
Na segunda titulação, apenas Pb é titulado, então a quantidade expressa será a quantidade de íons Pb.
Agora podemos subtrair as quantidades e obter a quantidade de íons Cd:
A partir das quantidades, podemos calcular as massas de ambos os íons
Finalmente, podemos calcular as porcentagens:
Resposta
Ver o desenvolvimento