Calcule o pH em cada etapa da titulação em que há adição de uma solução 0,150 M de HCl (aq) a 25,0 mL de uma solução 0,110 M de NaOH (aq). (a) Inicialmente; (b) Após adição de 5,0 mL de ácido; (c) após a adição de mais 5,0 mL de ácido; (d) no ponto estequiométrico; (e) após a adição de 5,0 mL de ácido além do ponto estequiométrico; (f) após a adição de 10,0 mL de ácido além do ponto estequiométrico.
Dado:
Passo 1
(a)É um caso de titulação ácido forte-base forte, o caso mais tranquilo de titulação ácido base. Pro ponto inicial, só temos NaOH em solução, sem adicionar ácido ainda. Então, calculamos pOH pra, em seguida, calcular pH.
Como NaOH é uma base forte, podemos considerar que , pois toda a base está dissociada 100% em água. Isso não vale pra bases fracas!!!
Passo 2
(b)Com a adição de 5,0 mL de ácido, parte da base começa a ser consumida. Mas ainda tem muito mais no meio. Determinamos o que sobrou de assim:
Em palavras, o quanto em mols de base foi consumido por ácido, sobre o volume total de solução vai ser a concentração de hidróxido.
Melhorando isso, escrevendo mols em termos de concentração e volume:
Resposta
(a)
(b)