Calcule a pressão osmótica, em 20° C, de cada uma das seguintes soluções. Suponha dissociação completa dos solutos iônicos. (a) 0,050 mol/L de C12H22O11(aq). (b) 0,0010 mol/L de NaCl(aq). (c) Uma solução saturada, em água, de AgCN, de solubilidade 23 μ g /100 g de água.

Passo 1

(a)Como em alguns exercícios atrás, agora queremos a pressão osmótica. Usaremos π ∙ V = n ∙ R ∙ T . Mas, de novo, o exercício não diz qual o volume de solução trabalhada. Porém, te diz a molaridade, e isso te basta, pois a molaridade (você lembra!) é simplesmente n / V ! Basta passar o V pro outro lado dividindo:

π = n V ∙ R ∙ T

Pronto. No lugar de n / V você joga a molaridade!

Passo 2

Antes de tudo, repara que o enunciado fala pra considerar a dissociação completa dos solutos iônicos. Isso é importante! Mas, pro caso da sacarose, C12H22O11 , não tem que se preocupar, pois é um soluto molecular, e não iônico. Só fazer como você já sabe: substitui os valores do enunciado na equação acima:

π = 0,050 ∙ 62,4 ∙ 293

∴ π = 914,16   T o r r

PS: usando outros valores de constantes R , você tem a pressão osmótica em outras unidades. Se o exercício não especifica o R , você pode usar qualquer um (em qualquer apêndice de livro tem, ou dá um google que você encontra vários!).

Resposta

  1. ∴ π = 914,16   T o r r
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados