13.
(a) Um balão de contém de ar em . Qual apressão do gás em ?
(b) Você foi alertado de que de trifluoreto de bromo exercem uma pressão de em . Qual é o volume do recipiente em mililitros?
(c) Um balão de contém dióxido de enxofre em e . Qual é a massa do gás presente?
(d) Um tanque de volume contém metano em e . Quantos mols de estão no tanque?
(e) Uma ampla com de hélio tem pressão de em . Quantos átomos de estão presentes na ampola?
Passo 1
Oi, galerinha! Tudo bom? Essa é uma questão comprida, mas é uma questão de aplicação direta de fórmula. Em todos itens nós vamos ter que aplicar a equação dos gases ideias:
Note que em cada item, ele fornece parte dos dados e pede o grandeza não fornecida. Então só temos que substituir os valores na fórmula e calcular.
ATENÇÂO, GALERA! Repara que as unidades não estão o SI. Então temos que converter as unidades e usar a constante apropriada.
Bora lá!
Passo 2
(a) Bom! Essa primeira parte é moleza! Consideremos que a amostra está em condições normais de temperatura e pressão. Partiu, então usar a velha e conhecida fórmula abaixo:
Onde:
Passo 3
(b) Para essa letra especificamente, temos que a fórmula do trifluoreto de bromo é dada por , e sua massa molar é de , de forma que o número de mols presente no recipiente é dado pela divisão abaixo:
Agora, novamente usemos a fórmula abaixo:
Olho lá que a questão nos alerta que o trifluoreto de bromo exerce uma pressão de em sobre o recipiente. Como vamos trabalhar com , é importante saber que tem . E não vamos esquecer é claro, da conversão da temperatura para , de acordo com a fórmula abaixo:
Com isso, obtemos o valor de como:
Passo 4
(c) O gás a que essa letra se refere é o dióxido de enxofre , que possui uma massa molar de .
Baseado nisso, de novo vamos usar a fórmula abaixo, só que com o intuito de procurar a massa de gás presente:
Mas que relação daí de cima nos permite obter a massa? Bem, se lembrarmos um pouco, o número de mols é dado pela seguinte relação abaixo:
E como já sabemos os seguintes valores:
Bora tratar de substituir esses valores na fórmula:
Passo 5
(d) Pode parecer piada, mas de novo vamos ter que usar a fórmula abaixo, só que com o objetivo de procurar o número de mols do metano dessa vez:
Bastante atenção nesse caso, porque uma vez que estamos trabalhando com , a constante vai precisar ser ajustada para trabalhar com essa unidade. Sorte que para esse caso, já sabemos exatatamente quanto ela vale. E não vamos esquecer também que equivale a . Com isso, temos então os seguintes dados:
E vamos tratar de usá-los na fórmula abaixo:
Passo 6
(e) A grande chave para resolver esse item está em preceber que o número de mols está relacionado ao número de átomos pela fórmula abaixo:
Esse número de Avogrado , diz que o número de átomos presentes em mol é . Sabendo disso, vamos usar a mesma fórmula que já estávamos usando pela última vez:
Onde:
Substituímos desse modo, os valores numéricos conhecidos na fórmula abaixo:
Só que:
Pelo que obtemos o seguinte resultado:
Resposta