Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 11.1 - Ex. 85
Calcule o pH de uma solução 0,15 M de (aq), em 25° C.
Passo 1
O ácido sulfúrico é um ácido muito peculiar. Sua primeira desprotonação (ionização) é forte, ou seja, 100% dos prótons em solução aquosa são advindos da primeira perda de do ácido. Agora, perder o 2º próton é mais difícil pro , e não serão 100% desses prótons que serão ionizados.
Essa segunda desprotonação é fraca em comparação com a primeira é fraca. Mas, se compararmos o (hidrogenossulfato) com outros ácidos fracos, vemos que ele é um dos mais fortes dessa classe, tendo um na ordem de .
De forma geral, no entanto, pra soluções aquosas,a gente sempre acaba considerando uma desprotonação em 100% de todos os prótons do ácido sulfúrico, devido a essa elevada constante de acidez do ânion hidrogenossulfato.
Passo 2
Pra ácidos fortes, consideramos que é igual à concentração analítica do ácido. Mas o ácido sulfúrico tem 2 equivalentes de prótons. Então, será o dobro da concentração analítica!
O pH será: