Enunciado

Descreva ou defina brevemente e dê um exemplo de:

  1. um eletrólito fraco.
  2. um ácido de Brønsted-Lowry.
  3. o ácido conjugado de uma base de Brønsted-Lowry.
  4. neutralização, em termos do conceito de Brønsted-Lowry.
  5. um solvente anfiprótico.
  6. um zwitterion.
  7. autoprotólise.
  8. um ácido forte.
  9. o princípio Le Châtelier.
  10. o efeito do íon comum.

Passo 1

Oi pessoal, vamos resolver este exercício teórico juntos e rapidinho?! Então vamos lá.

  1. Os eletrólitos formam íons quando são dissolvidos em água, produzindo soluções que conduzem eletricidade. Os eletrólitos fracos ionizam-se parcialmente em um solvente, ou seja, a condução da eletricidade será menor em um eletrólito fraco comparado com uma solução contendo um eletrólito forte.
  2. Um exemplo de eletrólito fraco são alguns ácidos inorgânicos como: H 2 C O 3 , H 3 B O 3 , H 3 P O 4 , H 2 S , H 2 S O 3 .

  3. A teoria de Brønsted-Lowry diz que um ácido é doador de próton. Para uma molécula se comportar como um ácido, ela necessita da presença de um receptor de próton (ou base). Qualquer ácido de Brønsted-Lowry deve conter um hidrogênio capaz de dissociar como H + . Exemplo: H C l .
  4. Um ácido conjugado é formado quando uma base recebe um próton. Exemplo: N H 4 + é o ácido conjugado da base N H 3 .
  5. Passo 2

  6. A neutralização ocorre quando uma substância age como um ácido apenas na presença de uma base e vice-versa. Exemplo:
  7. N H 3 + H 2 O   ⇌ N H 4 + + O H -

    Onde:

    N H 3 = base;

    H 2 O = ácido;

    N H 4 + = ácido conjugado;

    O H - = base conjugada.

  8. O solvente anfiprótico é um solvente que pode agir como ácido ou como base, dependendo do soluto. Um exemplo clássico é a água.
  9. Um zwitterion é um íon que apresenta simultaneamente tanto uma carga positiva quanto uma carga negativa. Exemplo:
  10. Passo 3

  11. A autoprotólise é uma auto-ionização de um solvente para produzir ambos, um ácido conjugado e uma base conjugada. Exemplo:
  12. H 2 O + H 2 O   ⇌ H 3 O + + O H -

  13. Um ácido forte quando a reação com o solvente é completa de forma que não restem moléculas do soluto não dissociadas na solução aquosa. Um exemplo é o H C l (ácido clorídrico).
  14. O princípio Le Châtelier diz que a posição de um equilíbrio sempre se desloca na direção de aliviar a perturbação que é aplicada a um sistema.
  15. O efeito do íon comum é responsável pela redução da solubilidade de um precipitado iônico quando um composto solúvel contendo um dos dois íons do precipitado é adicionado à solução que está em equilíbrio com o precipitado.

Vem comigo para o próximo exercício. Estou te aguardando!

Resposta

Resposta no passo.

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a constante de equilíbrio, em 25° C e em 150° C , para cada uma das seguintes reações. Use os dados disponíveis no Apêndice 2A.(a) N H 4 C l ( s ) ⇌ N H 3 g + H C l ( g ) (b) H 2 g + D 2 O (
Calcule a constante de equilíbrio, em 25° C e em 100° C , para cada uma das seguintes reações. Use os dados disponíveis no Apêndice 2A:(a) H g O s ⇌ H g l + O 2 g (b )p r o p e n oC 3 H 6 ,g ⇌ c
Escreva o quociente da reação Q para
Use os seguintes dados de concentrações molares de equilíbrio, coletados em 460° C, para determinar a constante K da reação.
Determine K, a partir dos seguintes dados de equilíbrio coletados em 24° C, para a reação