Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 1.C - Ex. 18
(a) Determine o número total de prótons, nêutrons e elétrons de uma molécula de água, H2O, supondo que estão presentes somente os isótopos mais comuns, H1 e O16. (b) Quais são as massas totais de prótons, nêutrons e elétrons nesta molécula de água? (c) Que fração de sua própria massa é decorrente dos nêutrons de seu corpo, supondo que você é feito de água desse tipo de molécula? Nota: As massas de prótons e nêutrons livres são ligeiramente maiores que suas massas nos átomos, logo, a resposta é aproximada.
Passo 1
a)Para identificar o número total de prótons, nêutrons e elétrons precisamos recorrer a tabela periódica para encontrar o número atômico de cada elemento.
Como o número atômico é igual ao número de prótons, temos que número de prótons totais na molécula de água:
Como a molécula é neutra, temos que a quantidade prótons é igual a quantidade de elétrons. Deste modo, o número de elétrons totais na molécula de água:
Número de nêutrons totais na molécula de água: Sabemos que , ou seja
Então o total é:
Passo 2
b) As massas totais de prótons, elétrons e nêutrons serão feitas de acordo com a tabela encontrada no final do livro, encontramos a massa de cada partícula:
Na questão anterior calculamos as quantidades de cada item para a molécula de água.
Agora vamos calcular as massas
Passo 3
c)A fração de massa de nêutrons a partir da sua massa.
Vamos supor que você possua uma massa corporal igual a , assim a fração de massa de nêutrons no seu corpo é dado a seguir:
Resposta
- 60kg