Um eletrodo para fluoreto foi empregado para determinar a quantidade de fluoreto em amostras de água potável. Os resultados exibidos na tabela foram obtidos para quatro padrões e duas amostras. A força iônica e o pH foram mantidos constantes.
(a) Construa um gráfico da curva de calibração do potencial versus log[F]. Estabeleça se o sistema de eletrodos apresenta uma resposta nernstiana. (b) Determine as concentrações desconhecidas de F nas duas amostras por meio de um procedimento de linearização por mínimos quadrados.
Passo 1
Primeiro, podemos copiar todos os dados para o programa de computador. Então, podemos construir uma curva de calibração usando os quatro primeiros conjuntos de dados (sem as atividades desconhecidas). Dados que vamos usar para a construção da curva de calibração e cálculo de atividades desconhecidas:
As fórmulas que usamos no programa de computador para calcular as concentrações desconhecidas são:
Passo 2
Agora rotule os quatro primeiros conjuntos de dados e insira um gráfico de dispersão. Em seguida, insira uma linha de tendência e exiba a equação no gráfico. A curva de calibração fica assim:
Agora vamos usar a equação da linha de tendência para mostrar como você pode calcular manualmente as atividades desconhecidas:
Fórmula para calcular a concentração desconhecida 1 de é:
Fórmula para calcular a concentração desconhecida 2 de é:
Podemos concluir que a inclinação calculada (-59,207 mV) é quase exatamente igual à inclinação teórica de Nernst (-59,2 mV). Portanto, podemos dizer que o eletrodo segue a equação de Nernst.