A entalpia de solução do nitrato de amônio em água é positiva. (a) O NH4NO3 se dissolve endotermicamente ou exotermicamente? (b) Escreva a equação química do processo de dissolução. (c) Qual é maior no caso do NH4NO3, a entalpia reticular ou a entalpia de hidratação?
Passo 1
Vamos pensar na dissolução do nitrato de amônio. A única informação que temos sobre a reação é a entalpia ser positiva.
Bem, como sabemos, a variação de entalpia pode ser medida calorimetricamente a partir do calor libertado ou absorvido quando a substância se dissolve, em pressão constante.
O calor libertado é representado por uma entalpia negativa, enquanto o calor absorvido, por uma entalpia positiva.
No item a, portanto, concluímos que a reação de dissolução do nitrato de amônio é endotérmica.
Passo 2
Agora, vamos escrever a reação de dissociação. Nela, o sólido, em contato com a água se divide em dois íons, um cátion e um ânion, em meio aquoso. No caso do NH4NO3, ele se divide nos íons NH4+ e NO3-.
Escrevendo em forma de equação, temos:
NH4NO3 (s) → NH4+ (aq) + NO3- (aq)
Concluímos então, a reação de dissociação.
Passo 3
Agora vamos para o item c. Nele teremos que lembrar que o processo de dissolução pode ser representado por duas etapas. A entalpia reticular, que é a entalpia que se acredita ser a etapa de separação do sólido e formação de um gás com os íons. Esta entalpia tem caráter endotérmico.
Já a entalpia de hidratação, é a entalpia onde se acredita que os íons em estado gasoso “mergulham” em água. Por isso, esta etapa tem caráter exotérmico.
A fórmula geral da entalpia é representada como:
Vamos pensar um pouco.
Se nosso resultado é positivo, ao realizar a soma, a entalpia positiva terá que ser em módulo, maior que a entalpia negativa. Ou seja, o processo endotérmico é favorecido.
Portanto, concluímos que a entalpia reticular é maior que a entalpia de hidratação, neste caso.
Resposta
(a) Endotérmica
(b) NH4NO3 (s) → NH4+ (aq) + NO3- (aq)
(c) A Entalpia reticular