Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 103
Existe algum suporte químico para o ponto de vista de que o hidrogênio pode ser considerado um membro do grupo 1/I? Seria melhor considerar o hidrogênio membro do grupo 17/VII? Apresente uma evidência para cada ponto de vista.
Passo 1
O hidrogênio não pertence a nenhuma família da tabela periódica, não por não ter semelhança com nenhum outro átomo, mas por ter semelhanças intermediárias entre várias famílias da tabela. Assim, ele acabou ficando em nenhuma delas, a final.
Mas existe sim suporte à ideia de que o hidrogênio pudesse fazer parte da família 1, ou IA, pelo fato de ele ser um átomo monovalente (só faz 1 ligação, por só ter um único elétron), e não ter eletronegatividade suficiente pra ficar com a densidade eletrônica mais próxima de si quando ligado a ametais, ficando com NOx +1. É um comportamento muito parecido de quando algum elemento da família IA, os metais alcalinos (como o Na), faz ligação com algum ametal: a densidade eletrônica fica praticamente toda em cima do ametal.
Há também suporte pra ideia do hidrogênio ser considerado parte da família 17, ou VIIA, quando observamos as ligações dele com os metais. Estando ligado a metais, na forma de hidretos salinos ou hidretos metálicos, o hidrogênio é o mais eletronegativo e tem NOx -1, da mesma forma que os halogênios (família VIIA), elementos muito eletronegativos monovalentes.
No fim, por essas características intermediárias, o hidrogênio acaba não sendo alocado em nenhuma família da tabela periódica, sendo considerado um elemento à parte, mas muito especial e peculiar!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)