Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 104
Que justificativas existem para considerar o íon amônio (NH4+) como o análogo de um cátion de metal do Grupo I? Considere as propriedades como a solubilidade, a carga e o raio. O raio do íon NH4+ é 151 pm.
Passo 1
O íon amônio, NH4+ tem propriedades físico-químicas muito semelhantes às de um cátion de metal do grupo IA, principalmente cátions sódio, Na+, e cátions potássio, K+. Dentre essas propriedades, a solubilidade de compostos formados pelo mesmo ânion, como, por exemplo cloreto de amônio, NH4Cl, e cloreto de sódio e cloreto de potássio, NaCl e KCl.
Todos são compostos altamente solúveis em água, tendo camadas de solvatação de moléculas de H2O semelhantes em tamanho, diferindo apenas no valor de suas entalpias de solubilização.
Além disso, os raios desses cátions, em média, são todos muito próximos. Todos possuem carga unitária positiva e, quando estão presentes íons potássio concomitantemente com íons NH4+ em solução podem ser bastante difíceis de serem identificados devido ao mascaramento que o amônio pode fazer frente ao potássio. Um exemplo clássico acontece em práticas de determinação de cátions do grupo IA com o uso do reagente de Koninck. É um reagente seletivo para a precipitação do íon potássio, K+, mas também pode ser precipitado com íon NH4+, que vai mascarar a presença de potássio na solução, dando um falso negativo – quando existe a espécie procurada, porém se tem um resultado que indica a não existência.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)