Explique o que ocorre:
(a) com a concentração dos íons de uma solução de ácido acético, quando se adiciona acetato de sódio sólido;
(b) com a percentagem de desprotonação do ácido benzóico em uma solução de ácido benzóico, quando se adiciona ácido clorídrico;
(c) com o pH da solução, quando se adiciona cloreto de amônia sólido a uma solução de amônia em água.
Passo 1
- Fala aí! Uma questãozinha teórica pra gente fixar os conhecimentos, ok? Vamos nessa!
- Agora vamos analisar a letra b, começando escrevendo a reação de dissociação do ácido benzoico, , que também é um ácido fraco:
- Na letra c, vamos começar escrevendo a reação de dissociação da Amônia:
Começando pela letra a, vamos antes de tudo escrever a reação de dissociação do ácido acético. Lembrando que ele é um ácido fraco:
Se a gente adicionar acetato de sódio, a quantidade de (acetato) vai aumentar e o equilíbrio é deslocado para o lado esquerdo (no sentido de formação de reagentes) tentando compensar, ok?
Uma quantidade de será consumida. Então, vemos que a concentração de vai diminuir, beleza?
Agora partiu letra b!
Passo 2
Quando adicionamos ácido clorídrico (que é um ácido forte), vamos aumentar a quantidade de e, assim, deslocamos o equilíbrio para o sentido dos reagentes. Portanto, a percentagem de desprotonação (ácido benzoico livre de )vai diminuir.
Show de bola! Agora a letra c pra fechar!
Passo 3
Se a gente adiciona cloreto de amônio, aumentaremos a quantidade de e, assim, deslocamos o equilíbrio para o lado esquerdo, sentido dos reagentes. Então a quantidade de diminui, e, consequentemente o vai aumenta (lembrando que quanto menos básico o meio, maior é o seu ). E como temos a relação:
Se o aumenta, o diminui!
Uhull! Conseguimos!
Resposta
- A concentração de diminui;
- A percentagem de desprotonação diminui;
- O diminui.