O gás NO é liberado na estratosfera por motores a jato. Como ele pode contribuir para a destruição do ozônio estratosférico, sua concentração é monitorada de perto. Uma técnica usada é medir a quimioluminescência da reação:

N O ( g ) + O 3 ( g ) → N O 2 g * + O 2 ( g )  

O asterisco indica que N O 2 é produzido no estado excitado. A molécula de N O 2 excitada emite luz vermelha ao retornar ao estado fundamental. Como o N O e o N O 2 podem estar presentes na amostra de ar, parte da amostra é exposta a um agente redutor que converte todo o N O 2 a N O . Duas amostras são, então, analisadas, o ar da amostra original não reduzida e o ar da amostra reduzida. A concentração de N O 2 no ar é a diferença entre as duas medidas. Em um experimento, duas amostras foram obtidas, uma de uma nuvem e outra de ar claro. As seguintes medidas foram obtidas a 9 km acima do Oceano Pacífico (ppt significa partes por trilhão, de moléculas):

  1. Algumas das moléculas liberadas pelos motores a jato reagem com o radical hidroxila · O H . Escreva a estrutura de Lewis do produto mais provável e indique seu nome.

Passo 1

Já estamos na letra d, galera!

Até agora tá tranquilo!!

Qual molécula é a liberada pelos jatos? O N O , certo?

Então na letra d nós queremos saber qual molécula será formada pela interação entre N O   e · O H .

A molécula de N O tem essa cara:

O nitrogênio é capaz de fazer mais uma ligação, certo? Então ele pode interagir com o radical mais facilmente que o oxigênio.

Então a molécula vai ficar assim:

A fórmula desta estrutura será: H N O 2 .

E o nome desta molécula será Ácido Nitroso!!

Tranquila, não foi?

Resposta

Ácido Nitroso:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados