Identifique a hibridação do átomo em negrito nas seguintes espécies: (a); (b); (c); (d).
Passo 1
Podemos determinar a hibridação de cada molécula olhando para o número de pares de elétrons ligados e livres do átomo central.
(a) O boro tem 3 elétrons na sua camada de valência e precisaria de oito para se estabilizar, mas pela redução do octeto se estabiliza com seis, portanto forma três ligações simples com cada átomo de flúor, tornando o arranjo da molécula trigonal planar, o que significa que sua hibridação é
Passo 2
(b) O arsênio está ligado a três hidrogênios, como só é possível fazer ligações simples, um par de elétrons do arsênio fica livre, a geometria então será trigonal piramidal, e sua hibridação será .
Passo 3
(c) Pela expansão do octeto, o bromo faz três ligações com o os átomos de flúor, uma simples para cada, ficando com dois pares de elétrons não ligantes, seu arranjo será trigonal planar e sua hibridação será do tipo .
Passo 4
O selênio possui cinco elétrons na sua camada de valência, mas como estamos falando do íon, possui quatro, fazendo três ligações com os átomos de flúor, com um par de elétrons livres, portanto sua hibridação será .