Imagina que um átomo tenha (a) 4, (b) 5 elétrons em orbitais diferentes. Quais os valores possíveis do número quântico do spin total S? Qual a multiplicidade em cada caso?

Passo 1

Essa questãozinha aqui a gente vai ver que nem precisa de conta, basta lembrarmos dos conceitos fundamentais da quântica e vamos conseguir resolver esse paranauê, se liga!

Passo 2

(a) Primeiro verificamos quais os orbitais possíveis que esses elétrons poderiam estar, que são os valores de S da nossa equação de multiplicidade, e, depois, basta a gente fazer a continha. Por exemplo, os valores possíveis de S para 4 elétrons em diferentes orbitais é dado por 2,1 e 0, certo? A multiplicidade é 2S+1, então para encontrar os valores da multiplicidade de cada um basta fazermos:

2 S + 1 = 2 2 + 1 = 5

2 1 + 1 = 3

2 0 + 1 = 1

Portanto, a multiplicidade para os 4 elétrons em orbitais diferentes é dada por 5, 3 e 1, respectivamente.

Passo 3

(b) A mesma ideia pode ser feita para os 5 elétrons em diferentes orbitais. Lembrando que os valores possíveis de S para esse caso são 5 2 , 3 2 e 1 2 , fazemos a mesma coisa que fizemos no passo (2) e obtemos que os valores de multiplicidade são 6, 4 e 2 respectivamente.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados