O primeiro estágio na produção de ácido nítrico pelo processo de Ostwald é a reação do gás amônia com o gás oxigênio com produção do gás óxido nítrico, NO, e água líquida. O óxido nítrico reage novamente com oxigênio para dar o gás dióxido de nitrogênio que, quando dissolvido em água, produz ácido nítrico e óxido de nitrogênio. Escreva as três equações balanceadas que levam à produção de ácido nítrico.
Passo 1
O problema nos apresenta a nomenclatura ou a fórmula química dos compostos envolvidos nas equações, agora basta que a gente balanceie elas, e para isso devemos utilizar o método das tentativas, que consiste em apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos.
Devemos primeiramente procurar um elemento que esteja presente em apenas um composto em um dos membros (reagentes ou produtos) e fixar seu coeficiente, depois, apenas ajeitamos os coeficientes dos demais compostos para que a equação siga a lei de Lavoisier.
Passo 2
O primeiro estágio se dá com a reação do gás amônia com o gás oxigênio com produção do gás óxido nítrico, NO, e água líquida.
Então, temos a equação desbalanceada:
Balanceando a equação na ordem: 1º Nitrogênio, 2º Hidrogênio e 3º Oxigênio.
Temos a equação balanceada:
Passo 3
Já no segundo estágio temos que o óxido nítrico reage novamente com oxigênio para dar o gás dióxido de nitrogênio.
Assim, temos a equação desbalanceada:
Balanceando a equação, temos:
Passo 4
Para o último estágio temos o gás dióxido de nitrogênio que, quando dissolvido em água, produz ácido nítrico e óxido de nitrogênio.
Assim, temos a equação desbalanceada:
Balanceando essa equação, temos:
Resposta
(I)
(II)
(III)