Problema Desafiador: Pode ser demonstrado que a capacidade tamponante é
em que é a concentração analítica molar do tampão.
- Mostre que
- Use a equação em (a) para explicar a forma da Figura 9-6.
- Obtenha a primeira derivada da equação apresentada no início do problema e mostre que a capacidade tamponante é máxima quando .
- Descreva as condições sob as quais essas relações se aplicam.
Passo 1
Oi pessoal, vem comigo no passo a passo.
- Temos a seguinte equação:
E queremos chegar em:
Sabemos que:
Multiplicando e , obtemos a expressão:
Substituindo na equação do enunciado:
Passo 2
- Do item (a) temos:
A Figura 9-6 do livro está a seguir:
Figura 9-6 – Capacidade tamponante em função do logaritmo da razão .
A capacidade tamponante diminui rapidamente à medida que a razão entre as concentrações do ácido e da base conjugada se torna maior ou menor que a unidade.
Passo 3
- Sabemos que a capacidade máxima tamponante ocorre quando , ou seja, . Além disso sabemos que . Então temos o seguinte sistema:
- Essa condição de ocorre quando as concentrações do ácido e da base conjugada são iguais, gerando a capacidade tamponante máxima.
Então temos que:
;
.
Até mais pessoal.
Resposta
Resposta no passo.
Exercícios de Livros Relacionados
90. Uma solução tampão é preparada misturando-se 25,0 Ml de uma solução 0,12 M de HCl(aq) a 55,0 Ml de uma solução 0,52 M de NaCH3CO2(aq). Determine a solubilidade do BaF2 nesta solução tampão.
Uma solução tampão de volume 100,0 mL é 0,100 M em CH3COOH(aq) e 0,100M em NaCH3CO2(aq). (b) Quais são o pH e a mudança de pH resultantes da adição de 20,0 mL de uma solução 0,100M de HNO3(aq)
A seguinte afirmativa é verdadeira ou falsa, ou ambas? Defina sua resposta com equações, exemplos ou gráficos. “Um tampão mantém o pH de uma solução constante.”