Enunciado
Química - Fundamentos de química analítica, Skoog- Ed: 8º - Capítulo 5.Questões e Problemas - Ex. 13
Problema desafiador. Richards e Willard7 determinaram a massa atômica do lítio e coletaram os seguintes dados.
(a) Encontre a massa atômica média determinada por esses pesquisadores. (b) Encontre a mediana para a massa atômica. (c) Considerando que o valor atualmente aceito para a massa atômica do lítio seja o valor verdadeiro, calcule o erro absoluto e o erro relativo percentual do valor determinado por Richards e Willard. (d) Encontre na literatura química pelo menos três valores para a massa atômica do lítio que tenham sido determinados desde 1910 e ordene-os cronologicamente em uma tabela ou planilha de cálculo juntamente com os valores, a partir de 1817, da tabela contida no artigo de Richards e Willard. Construa um gráfico de massa atômica em função do ano, para ilustrar como a massa atômica do lítio tem mudado ao longo dos dois últimos séculos. Sugira possíveis razões pelas quais o valor mudou abruptamente perto de 1830 (e) Os experimentos incrivelmente detalhados descritos por Richards e Willard sugerem que é improvável que a massa atômica do lítio varie muito. Discuta esta afirmativa à luz dos seus cálculos no item c. (f) Que fatores têm levado a alterações na massa atômica desde 1910? (g) Como você determinaria a exatidão de uma massa atômica
Passo 1
Beleza Pessoal?! Espero que sim, me chamo Yuri e hoje iremos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do responde aí, vem comigo!!!
Você recebe 7 massas atômicas experimentais de lítio de Richards e Willard. Para analisar os dados, digite os resultados do experimento em sua planilha do Excel.
- Para encontrar a média das massas atômicas do lítio, na célula sob as massas atômicas, use a função =MÉDIA (e selecione todos os valores experimentais, conforme mostrado abaixo:
- Para encontrar a massa atômica mediana, use a função =MED(na célula sob os valores e selecione todos os valores de massa atômica como mostrado abaixo:
- Para encontrar o erro absoluto, use a fórmula do erro absoluto:
- Como o experimento de Richards e Willard previu que nenhuma mudança importante ocorrerá na massa atômica do lítio, o erro percentual calculado no exercício (c) provou ser um erro extremamente baixo na massa atômica experimental anterior do lítio em comparação com o valor aceito da massa atômica. massa de lítio hoje.
- As medidas de massa atômica, métodos de calibração e disponibilidade e métodos para isolar as substâncias puras mudaram muito desde 1910. A precisão de uma massa atômica pode ser determinada por vários métodos, incluindo espectrofotômetro e espectrômetro de massa.
A média é 6.9401 g/mol
A mediana é 6.9406 g/mol
Passo 2
onde é o valor verdadeiro, neste caso é o valor aceito para a massa atômica do lítio = 6.941 g/mol
Substitua a média experimental da massa atômica para o Li do exercício (a) e o valor aceito para a massa atômica do lítio na fórmula do erro absoluto:
Para encontrar o erro relativo, use a fórmula do erro relativo:
onde é o valor verdadeiro, neste caso é o valor aceito para a massa atômica do lítio = 6,941 g/mol.
Substitua a média experimental da massa atômica para o Li do exercício (a) e o valor aceito para a massa atômica do lítio na fórmula do erro relativo:
d) Com base na literatura da Comissão sobre Abundâncias de Isótopos e Pesos Atômicos e Pubchem do NIH (Instituto Nacional de Saúde dos EUA), as massas atômicas de lítio da história foram coletadas. Liste os anos e as massas atômicas em sua planilha do Excel. Como mostrado abaixo:
Em seguida, construa um gráfico no excel com as massas atômicas versus ano. Na sua planilha do Excel, destaque sua tabela, pressione inserir e depois o gráfico recomendado e escolha o gráfico disperso. Você obterá um gráfico como mostrado abaixo:
Podemos notar a mudança abrupta nos valores de peso atômico do Lítio após o ano de 1830. Os valores após o ano de 1830 estão muito próximos do valor aceito de peso atômico do Lítio hoje, e isso pode ser devido ao fato de eu ter sido difícil para obter quantidades suficientes de sais puros, então apenas experimentos limitados foram feitos até que os químicos fossem capazes de obter quantidades mais volumosas.
Passo 3
Resposta
Ver o desenvolvimento