Os radiofármacos cumprem duas funções: (1) Eles podem ser usados para detectar ou obter uma imagem de problema biológicos, como tumores, por exemplo, e (2) podem ser usados para tratar doenças. Que tipo de rafiação (alfa, beta, ou gama) seria mais apropriada para (a) detecção (b) terapia? Justifique suas seleções. (c) Use fontes apropriadas de literatura para encontrar pelo menos dois radionuclídeos que já foram usados na obtenção de imagens de tecidos do organismo . (d) Quais são as meias-vidas desses raidonuclídeos ? Veja na tabela 7.1
Passo 1
Para identificarmos qual tipo de radiação é melhor temos que entender o que elas fazer no organismo:
- Os raios alfas são os que menos conseguem penetrar o corpo humano, geralmente eles atingem a camada mais superior da pele, entretanto, são os que mais causam danos ao organismo.
- Os raios betas são medianos tanto em relação a penetrar quanto aos danos que causam no organismo, geralmente eles têm o curso interrompido por elétrons e núcleos de células.
- Os raios gamas são os que mais penetram o organismo, podem atravessar completamente o corpo humano. Eles causam pouco danosos as células.
Dentre as opções acima, o melhor raio para detecção é o raio gama pois eles causam menos prejuízo ao organismo, o que é importante, pois exames de detecção são realizados com certa frequência. Já o melhor para o tratamento é o alfa, pois além de conseguirem penetrar melhor no corpo ele podem ser contatos e regulados conforme a necessidade, mas eles causam danos as células.
Passo 2
Segundo o Conselho Nacional de técnicos em radiologia, um dos principais métodos de diagnóstico por meio de radiofármacos são a cintilografia, que utiliza principalmente o Tecnécio 99m, e a Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT), para detecção de tumores através do radiofármaco fluordesoxiglicose, que contém fluor-18.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)