Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 5.1 - Ex. 4
Para quais das seguintes moléculas as interações dipolo-dipolo serão importantes:
- .
Passo 1
Vamos lá galera, para começar vamos desenhar as moléculas para ficar mais fácil, ok?
Beleza, já temos o que precisamos.
Lembrando que as forças dipolo – dipolo ocorrem nas moléculas apolares, ou seja, aquelas que possuem polos negativos e positivo, qual destas se encaixam?
As moléculas de e possuem átomos iguais “puxando” os elétrons em ambos os lados da molécula com a mesma intensidade. Sendo assim, estas moléculas não apresentarão polos e não ocorrem forças dipolo – dipolo entre as moléculas.
Agora, analisando o oxônio nós podemos perceber que os três átomos são iguais e ficaríamos tentados a falar que também não há polos, mas vamos com calma nas conclusões.
A geometria da molécula permite com que os dois átomos direcionados para baixo formem um momento dipolo resultante maior do que o gerado pelo oxigênio solitário, então estes momentos dipolo não se cancelam.
O que gera então? Polos, não é? Um mais negativo, com maior tendência de atrair os elétrons e um com menor tendência, ou seja, polo positivo.
Neste caso as forças dipolo – dipolo estão presentes.
O dióxido de enxofre possui a mesma característica, já que o oxigênio é mais eletronegativo que o enxofre, vai haver um polo negativo pertinho dos oxigênios e um positivo sobre o enxofre.
Conclusão?
Forças dipolo – dipolo estarão presentes nas moléculas de ozônio e enxofre.