Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 2.1 - Ex. 61
2.61) Escreva as estruturas de Lewis para as seguintes moléculas ou íons e dê o número de elétrons em torno do átomo central:
- SF6
- XeF2
- AsF6-
- TeCl4
Resolução
Olá, pronto para resolver mais uma questão? Nas alternativas abaixo precisamos ter conhecimento dos seguintes assuntos:
1 – Camada de Valência
2 – Distribuição Eletrônica
3 – Ligações
Passo 1
Identificar o elemento na Tabela Periódica e sua família, assim como quantos elétrons possui na camada de valência.
Passo 2
Desenhar a estrutura de Lewis.
Passo 3
Observar quantos elétrons possuem em torno do átomo central.
Resposta
- SF6
- XeF2
- AsF6-
- TeCl4
O flúor (F) pertence a família 7A ou 17 da Tabela Periódica e apresenta 7 elétrons na camada de valência, precisando receber mais um elétron para ficar estável. Já o enxofre (S) é da família 6A ou 16 e apresenta 6 elétrons na camada de valência. Assim, temos:
Acima, podemos observar a Estrutura de Lewis ou Fórmula Eletrônica para a molécula SF6. Como já foi dito, o enxofre possui 6 elétrons, ao estabelecer ligação com o flúor ele passa a compartilhar um par de elétron com cada flúor, sendo 6, tem o compartilhamento de 6 pares de elétrons. Portanto, em torno do átomo central tem-se 12 elétrons.
Na tabela periódica temos que o elemento químico xenônio (Xe) pertence a família 8ª, tendo 8 elétrons na camada de valência. Enquanto o flúor (F), elemento químico da família 7ª ou 17 da tabela periódica, com 7 elétrons na camada de valência, precisa de mais um elétron para se tornar estável. Portanto, a estrutura de Lewis para a molécula XeF2:
De acordo com a estrutura de Lewis, vemos que existem 2 pares de elétrons compartilhados. Como o átomo central possui 8 elétrons na camada de valência, com os pares de elétrons compartilhados, tem-se 10 elétrons em torno do átomo central.
O flúor (F) pertence a família 7A ou 17 da Tabela Periódica e apresenta 7 elétrons na camada de valência, precisando receber mais um elétron para ficar estável. Enquanto o arsênio (As) pertence a família 5A ou 15 da tabela periódica, tendo 5 elétrons na camada de valência. Mas, existe um detalhe, a molécula central ganhou 1 elétron, representado pelo sinal negativo. Portanto, na camada de valência existem 6 elétrons. Assim, a estrutura de Lewis é representada por:
−
Percebe-se que se tem 6 pares de elétrons compartilhados, então em torno do átomo central existem 12 elétrons.
De acordo com a Tabela Periódica, o telúrio (Te) pertence a família 6A, com 6 elétrons na camada de valência. Já o Cloro, pertence a família 7A, tendo 7 elétrons na camada de valência, precisando receber 1 elétron para e tornar estável. Assim, a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:
Na fórmula eletrônica, existem 4 pares de elétrons compartilhados, e o átomo central (Te) possui 6 elétrons na camada de valência. Então, o total de elétrons em torno do átomo central é de 10 elétrons.