Suponha que 10,0 g de um composto orgânico usado como um componente de bolas de naftalina se dissolve em 80, g de benzeno. O ponto de congelamento da solução é 1,20° C. (a) Qual é a massa molar aproximada do composto orgânico? (b) A análise elementar daquela substância indicou que a fórmula empírica é C3H2Cl. Qual é sua fórmula molecular? (c) Use as massas atômicas da Tabela Periódica para calcular uma massa molar mais precisa para o composto.
Dados: ponto de congelamento do benzeno: ; constante do ponto de congelamento do benzeno: .
Passo 1
(c)No item (a) a gente calculou a massa molar do composto orgânico a partir da equação de abaixamento do ponto de congelamento. No item (b) a gente determinou a fórmula molecular desse composto. Tendo a fórmula conhecida, agora podemos somar as massas de cada átomo, e obter de novo a massa molar, pra poder comparar ambos os valores. Vamos usar massas mais precisas da tabela periódica, com mais casas decimais.
Passo 2
MM (C6H4Cl2): ; ;
Passo 3
Somando tudo, temos:
Assim, a massa molar calculada no item (a) tem uma diferença aproximada de apenas 1,4% pro valor mais preciso. Com isso a gente conclui que a equação do abaixamento do ponto de congelamento é uma boa via pra calcular massas molares de compostos desconhecidos!