Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 12.1 - Ex. 32
Suponha que 1,652 g de hidróxido de bário impuro foram dissolvidos em água até completar 200 mL de solução e que 25,00 mL dessa solução foram titulados até o ponto estequiométrico com 14,70 mL de uma solução de HCl(aq) 0,0825 M. Qual é a percentagem de pureza da amostra original?
Dado:
Passo 1
Se 25,00 mL de solução contendo quantidade desconhecida de Ba(OH)2 foram totalmente consumidos em titulação com 14,70 mL de HCl 0,0825 M... como a gente escreve isso mesmo?
Pela famigerada .
MAS CUIDADO AQUI! A relação estequiométrica entre o Ba(OH)2 e o HCl é de 1:2 (um pra dois). Logo, no ponto de equivalência, o número de mols de HCl ( deverá ser o dobro do número de mols de Ba(OH)2 ! Então expressamos matematicamente o que acabamos de escrever:
Esse então é o valor da concentração da solução de Ba(OH)2. E agora?
Passo 2
Bom, a concentração é sempre expressa em número de mols por litro de solução, né? Mas eu quero saber precisamente o quanto de mols ( Ba(OH)2 )de tem em 300 mL dessa solução, porque aí eu consigo determinar facilmente a verdadeira massa de hidróxido de sódio nesse volume, e compará-la coma massa impura, tirando uma percentagem.
Resolvemos facilmente e temos o valor de .
Passo 3
Último passo é converter esse em mols pra massa. Você vai usar , muito tranquilo também.
Isolamos e determinamos: de Ba(OH)2.
A percentagem se determina também muito facilmente:
Resposta
de Ba(OH)2 puros