Para testar a qualidade do trabalho de um laboratório comercial, foram solicitadas análises em duplicata de uma amostra de ácido benzóico purificado (68,8% de C, 4,953% de H). Considera-se que o desvio padrão relativo do método seja sr S s 4 ppmil para o carbono e 6 ppmil para o hidrogênio. As médias dos resultados fornecidos são 68,5% de C e 4,882% de H. Existe alguma indicação de ocorrência de erros sistemáticos em qualquer uma das análises a um nível de confiança de 95%?
Passo 1
Fala aí! Para resolvermos essa aqui, temos que lembrar da expressão usada para encontrar o intervalo de confiança para a média verdadeira:
Ali, z vai nos ajudar a encontrar o nível de confiança a partir da seguinte tabela:
Vamos aplicar a expressão, com os valores fornecidos e um nível de confiança de 99%. Para o As:
Repare que o intervalo encontrado varia de a ppm. Como a concentração de arsênio da janela é de 119, pode-se afirmar com 99% de confiança que as composições da roupa e da janela correspondem no que diz respeito ao arsênio.
Passo 2
Vamos repetir o processo para os demais elementos para concluirmos a análise.
De todos estes testes, somente as concentrações de As e Co satisfazem a condição de 99% de confiança. Portanto, existe base para existência de dúvida razoável.
Resposta
Sim, o réu tem base para clamar existência de dúvida razoável, pois somente dois dos cinco elementos testados foram encontrados com um nível de 99% de confiança.