O tiossulfato de sódio, que como penta-hidrato, , forma grandes cristais brancos e é usado como “fixador” em fotografia, pode ser preparado fazendo-se passar oxigênio em uma solução de polissulfeto de sódio, , em álcool e adicionando-se água. Forma-se dióxido de enxofre como subproduto. O polissulfeto de sódio é feito pela ação do gás sulfeto de hidrogênio sobre uma solução de sulfeto de sódio, , em álcool, que, por sua vez, é feito pela reação do gás sulfeto de hidrogênio, , com hidróxido de sódio sólido. Escreva as três equações químicas que mostram como o fixador é preparado a partir de sulfeto de hidrogênio e hidróxido de sódio. Use o símbolo (alc) para indicar o estado das espécies dissolvidas em álcool.
Passo 1
Oi, galerinha! Tudo bom? O problema nos apresenta a nomenclatura ou a fórmula química dos compostos envolvidos nas equações. Então primeiro vamos organizar os reagentes e produtos.
Seguindo a descrição do enunciado, a primeira equação desbalanceada se ficaria assim:
Repara que as quantidades , por exemplo, está diferente nos reagentes e nos produtos. Então bora balacear!
Passo 2
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio. Nesta ordem:
.
Temos que a equação desbalanceada ficou:
Aplicando a regra, temos que o balanço da equação segue a seguinte ordem de análise: Cloro, por estar presente em somente 2 compostos, seguido do antimônio e por último, do oxigênio.
Devemos analisar primeiramente o sódio presente, Na, e balanceá-lo, seguido do enxofre, S, do oxigênio, e por último, o hidrogênio.
Equação balanceada:
Passo 3
Para a segunda equação desbalanceada, temos:
Nessa equação devemos analisar primeiramente o sódio presente, Na, e definir seu coeficiente, logo após o enxofre, S, e assim veremos que irá formar gás hidrogênio no final pelo balanço de massa que deve seguir a lei de Lavoisier.
Assim, temos a equação balanceada:
Passo 4
Para a última equação temos que prepará-la fazendo-se passar oxigênio em uma solução de polissulfeto de sódio, Na2S5, em álcool e adicionando-se água, que terá como produto o tiossulfato de sódio penta-hidrato, Na2S2O3.5H2O, e o gás dióxido de enxofre, SO2.
Assim, na última equação desbalanceada, temos:
Primeiramente devemos balancear o sódio presente, Na, seguido da água, H2O, do enxofre, S, e por último, do oxigênio, O.
Desse modo, temos a equação balanceada:
Resposta
(I)
(II)
(III)