Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 11.1 - Ex. 55
Sugira uma explicação para a diferença de força entre (a) ácido acético e ácido tricloro-acético; (b) ácido acético e ácido fórmico.
Passo 1
Pra começar, temos as estruturas de Lewis dos ácidos acético, tricloro-acético e fórmico, nessa ordem, a seguir:
Passo 2
(a)A diferença na força ácida entre os ácidos acético e tricloro-acético – em que o tricloro-acético é o mais ácido – se explica pela presença dos cloros, átomos mais eletronegativos que o carbono, no carbono 2 da molécula.
Sendo mais eletronegativos, eles “puxam” densidade eletrônica “pra cima” deles, que faz com que a nuvem eletrônica em cima da ligação também seja “puxada”, e assim a ligação fica enfraquecida. Ficando enfraquecida, a molécula libera com mais facilidade.
Passo 3
(b)A diferença de acidez entre os ácidos acético e fórmico (fórmico é o ácido mais forte) se explica pelo tamanho da cadeia carbônica. Cadeias carbônicas maiores estabilizam a ligação pelo efeito de hiperconjugação eletrônica (nuvem eletrônica empurrada pra cima da ligação ).
A diferença é de um carbono só de uma molécula pra outra, mas o efeito na diferença de acidez já é perceptível.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)