A vaporização de um líquido pode ser tratada como um caso especial de equilíbrio. Como a pressão de vapor de um líquido varia com a temperatura? Sugestão: Verifique o significado de K para a vaporização e obtenha uma versão da equação de Van ´t Hoff que se aplique à pressão de vapor.

Passo 1

Como a sugestão nos diz, devemos usar a equação de van ´t Hoff para entender a variação de pressão da pressão de vapor, abaixo temos a equação:

ln ⁡ k 1 k 2 = - Δ H R 1 T 1 - 1 T 2

No entanto, o ln ⁡ k 1 k 2 pode ser substituído por ln ⁡ p 1 p 2 uma vez que K é igual ao quociente da reação, que no caso da pressão de vapor é representado pela razão entre as pressões do produtos pela as pressões dos reagentes.

Reação para pressão de vapor:

ln ⁡ p 1 p 2 = - Δ H R 1 T 1 - 1 T 2

Passo 2

Dessa equação podemos tirar o que o aumento da temperatura de uma reação exotérmica favorece a formação de reagentes e o aumento da temperatura de uma reação endotérmica favorece os produtos.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as expressões das constantes de equilíbrio e obtenha os valores numéricos para cada constante paraa dissociação básica do N a C N .
Calcule a constante do produto de solubilidade para cada uma das seguintes substâncias, dadas as concentrações molares de suas soluções saturadas: C u S e O 3 ( 1,42 ∙ 10 - 4m o lL - 1 ). P b ( I O 3
Os produtos de solubilidade de uma série de iodetos sãoListe esses quatro compostos em ordem decrescente de sua solubilidade molar em N a I0,10m o lL - 1 .
Os produtos de solubilidade de uma série de iodetos sãoListe esses quatro compostos em ordem decrescente de sua solubilidade molar emsolução 0,010m o lL - 1 do cátion do soluto.
Quais as concentrações molares do H 3 O + e do O H - a 25 °C emcloreto de etanolamina 0,0250m o lL - 1 ?