Teoria

Está na hora de saber qual é a reação usada para fabricar o sabão! Aquele que usamos todos os dias para tomar banho e cuidar da higiene da casa. A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou muito conhecida em razão de sua enorme utilização na indústria: confecção de sabonetes e sabão em barra.

A reação de saponificação ocorre basicamente quando um éster reage com uma base inorgânica forte, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso sob aquecimento. Os produtos são um sal orgânico e um álcool.

De uma forma bem geralzona, temos:

Esse tipo de reação é chamado também de hidrólise alcalina. “Hidrólise” porque o meio está aquoso e ‘alcalina’ porque o meio é básico (ou alcalino) em virtude da presença de base NaOH.

É comumente denominada de reação de saponificação porque é por meio desse tipo de reação que os sabões são produzidos. O éster usado para a produção de sabões é geralmente um triglicerídeo presente em óleos ou gorduras. O triglicerídeo, como o próprio nome indica, é um triéster derivado do glicerol, ou seja, é quando três moléculas de ácidos graxos se ligam a uma molécula de glicerol:

A base geralmente usada é o hidróxido de sódio e como produtos da reação são obtidos o sabão e glicerina:

É por isso que ainda hoje alguns sabões são fabricados de maneira artesanal mediante p aquecimento de sebo (gorduro animal que fornece o material graxo) e cinzas de fogueira (as cinzas de madeira possuem alto tear de substâncias alcalinas como carbonato de sódio e de potássio).

Algo interessante de se saber é que dependo da base usada o sabão será mais duro ou mais mole. Ou seja, com hidróxido de sódio teríamos um sabão mais duro e com o hidróxido de potássio uma sabão mole devido à diferença entre os tamanhos dos íons!

E acabamos por aqui! 😊