Exercícios Resolvidos de Strings

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que conte quantas letras maiúsculas existem numa string.

Passo 1

A primeira coisa que nós vamos fazer é definir o escopo do nosso programa.

Passo 2

Com o escopo definido, nós podemos declarar e inicializar algumas variáveis e vetores que serão úteis.

Informações:

  • i é uma variável contadora;
  • q t d M a i u s c u l a s é uma variável responsável por armazenar a quantidade de letras maiúsculas da string inserida pelo usuário do programa;
  • s t r i n g é um vetor de caracteres com 100 posições.

Passo 3

Com as variáveis já declaradas e devidamente inicializadas, podemos requisitar a entrada da string ao usuário do programa.

Essa entrada nada mais é do que a string que verificaremos a quantidade de letras maiúsculas.

Passo 4

Ao lermos a string podemos em seguida utilizar um laço de repetição para percorrê-la com o objetivo de verificar se tais letras são maiúsculas ou não. Para isso, utilizaremos a estrutura de repetição while.

Basicamente, enquanto a posição sendo processada no vetor s t r i n g não for igual ao operador nulo (sendo essa a condição do laço), verificaremos se o caractere armazenado na posição sendo processada está no intervalo entre 65 (inclusive) e 90 (inclusive), pois esse é o intervalo das letras maiúsculas na tabelas ASCII. Caso o caractere daquela posição esteja nesse intervalo, a variável q t d M a i u s c u l a s será incrementada em uma unidade.

A posição do vetor é incrementada sempre em uma unidade a cada loop, uma vez que esse é o valor acrescido a i também a cada loop (linha 14).

Passo 5

Por fim, basta imprimirmos a variável q t d M a i u s c u l a s , pois ao fim da execução do laço de repetição ela armazenará exatamente a quantidade de letras maiúsculas da string.

Vale ressaltar que essa impressão será seguida de uma quebra de linha.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)