Faça um programa que leia uma string e armazene-a invertida em outra string. Utilize uma estrutura de repetição para varrer e imprimir a nova string.
Passo 1
A primeira coisa que nós iremos fazer é definir o escopo do programa.
Passo 2
Com o escopo definido, nós iremos declarar as variáveis e vetores que serão úteis para armazenar os dados do nosso programa.
Informações sobre as variáveis e vetores:
- string é um vetor de caracteres que será responsável por armazenar uma cadeia de caracteres;
- invertida é um vetor de caracteres que será responsável por armazenar o conteúdo presente em string em sua forma invertida;
- i e j são variáveis contadoras do programa.
Passo 3
Com as variáveis declaradas e inicializadas, nós podemos agora requisitar os dados de entrada do programa ao usuário.
Esse dado nada mais é do que uma cadeia de caracteres (string).
Passo 4
Antes de começarmos a inverter a cadeira de caracteres, nós precisamos primeiro identificar o índice do terminador nulo no vetor string.
Para isso, podemos utilizar a estrutura de repetição while que incrementará a variável contadora i enquanto o dado armazenado na posição de índice i do vetor string for diferente do terminador nulo.
Ao término desse processo, saberemos exatamente em que índice do vetor string se encontra o terminador nulo. Dessa forma, podemos atribuir ao vetor invertida nesse mesmo índice outro terminador nulo, uma vez que invertida armazenará o mesmo conteúdo que string e ambas devem ter suas cadeias de caracteres terminadas na mesma posição.
Passo 5
Com o vetor invertida pronto para receber uma cadeia de caracteres, nós podemos utilizar um laço de repetição for para atribuirmos os caracteres presentes no vetor string em sua ordem inversa.
A lógica é simples, nós sabemos que nesse momento do programa a variável contadora i está armazenando o índice do terminador nulo do vetor string. Com isso, podemos reiniciá-la com o seu valor atual menos 1 (último caractere do vetor string) juntamente com outra variável contadora j inicializada com o valor 0. A condição de execução desse laço é i maior ou igual a 0. Por fim, as regras de atualização das variáveis contadoras a cada loop são: i é decrementada em uma unidade e j é incrementada em uma unidade.
Com isso, o último caractere de string será atribuído a primeira posição de invertida, o penúltimo a segunda posição e assim por diante.
Passo 6
Ao término do laço de repetição for teremos a cadeia de caracteres presente em string armazenada em sua forma inversa no vetor invertida, bastando apenas realizarmos a sua impressão.
Essa impressão será seguida de uma quebra de linha.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)