Enunciado

13–17C Expresse a lei de Amagat dos volumes aditivos. Essa lei é válida para as misturas de gases ideais? E para as misturas de gases não ideais?

Passo 1

A Lei de Amagat dos volumes aditivos é:

V m =   ∑ i = 1 k V i ( T m ,   P m )

Onde:

V m = V o l u m e   d a   m i s t u r a V i = V o l u m e   d o   i - c o m p o n e n t e   d a   m i s t u r a T m = T e m p e r a t u r a   d a   m i s t u r a P m = P r e s s ã   d a   m i s t u r a

Tanto as leis de Dalton e Amagat são exatas (válidas) para as misturas de gases ideais, mas são apenas aproximadas para as misturas de gases reais (não ideais).

Resposta

V m =   ∑ i = 1 k V i ( T m ,   P m )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a energia de Gibbs, a entropia e a entalpia na misturação de 1 mol de hexano com 1 mol de heptano, a 298K. Admita que a solução resultante seja ideal.
Um recipiente de 5d m 3 está dividido em dois compartimentos de tamanhos iguais. O da esquerda contém nitrogênio a 1 atm e 25 ℃ ℃; o da direita contém hidrogênio nas mesmas condições de temperatura e
Um recipiente de 2 5 0d m 3 está dividido em dois compartimentos de volumes iguais. O da esquerda contém argônio a 100kPa e 0 ℃ ℃; o da direita contém hidrogênio nas mesmas condições de temperatura e
Que proporções de hexano e heptano se devem misturar (a) em fração molar e (b) em massa para que a entropia de mistura seja um máximo?
Que proporções de benzeno e etilbenzeno se devem misturar (a) em fração molar e (b) em massa para que a entropia de mistura seja um máximo?