75- Um líquido utilizado para formar bolhas de sabão apresenta tensão superficial igual a . Inicialmente, o filme de líquido está plano e apoiado num anel rígido com diâmetro de . Admita que você sopre sobre o filme e, deste modo, obtém uma superfície semi esférica com diâmetro igual a . Determine o trabalho realizado sobre o filme de líquido neste processo.
Passo 1
Imagina você lá na infância soprando bolhas com aquele aparato lá de fazer bolhas na sua infância enquanto está num churrascão da família enquanto rola aquele molejão, aí você sopra e gera a seguinte situação
Finge que a parte cinza é uma bolha semiesférica ☹. Tentei o meu melhor
Lembre-se da analogia como o embolo (também chamado de sistema compressível linear) onde o trabalho é dado por:
Aqui como temos uma expansão esférica então a melhor forma de representar o trabalho é associando pressão a tensão superficial da esfera e a variação de volume a variação da área superficial, ou seja
E é essa a fórmula que usaremos, já que a variação do trabalho é o trabalho realizado sobre o filme de líquido neste processo dito no final da questão, pois o existe uma energia que mantém o líquido preso no lançador de bolhas.
Passo 2
Inicialmente a bolha é um círculo de diâmetro de (que é a área de sopro do soltador saca?) e no final é a área superficial de uma semiesfera que é , logo a variação da área superficial será (nota a área superficial de uma esfera é )
E como a tensão superficial nos foi dada e vale , basta convertermos para o o que nos deixa com:
Pois e é a medida no .
Passo 3
Agora aplicando na fórmula teremos: