94- Considere um eixo ( d e x t e r n o = 250   m m ) que gira com velocidade angular igual a 50   r a d / s . Sabendo que o momento angular que atua no eixo é 650   N m , determine a velocidade na superfície do eixo e a potência transmitida pelo eixo.

Passo 1

Infelizmente tudo que envolve movimento rotacional é meio que deixado de lado e pro final, mas questões desse tipo são extremamente importantes. A dica é sempre associar o que é rotacional com o que é linear e força com torque, ou seja, se a potência mecânica linear é dada por:

W ˙ = F v

A circular será:

W ˙ = T ω

Simples assim

Então a potência de giro será de:

W ˙ = 650 N m ⋅ 50 r a d s = 32500   W = 32.5   k W

Passo 2

Já a velocidade de superfície é tranquila, lembre-se sempre que a velocidade angular é a mesma para todos os pontos do eixo (que gira em torno do seu centro), já a velocidade linear é proporcional ao raio ou seja:

v = ω r

Logo:

v = 50 r a d s ⋅ 250 × 10 - 3 2 m = 6.25   m / s

Como essa questão foi de boa e não tenho muito mais o que comentar sobre ela eu vou colocar aqui um gato fofo

Por que gatos pretos tem sua beleza própria e merecem nosso amor e carinho. Assim como questões de movimento circular

Resposta

W ˙ = 32.5   k W

v = 6.25   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13 A força de arrasto que atua num objeto que se desloca num fluido é dada por F d = 0,225AρV 2 . Qual é a unidade desta força se A ,ρ e V estão expressos em unidades do SI?
11 Considere duas amostras de gás perfeito no mesmo estado termodinâmico. A amostra 1 sofre um processo de expansão isotérmica até que o volume da amostra dobre. A amostra 2 sofre um processo de expan
16 As unidades do momento angular, da energia e do trabalho são as mesmas. Mostre quais são as diferenças entre estes conceitos.
28 Um automóvel percorre 40 km durante meia hora e consome 30 MJ de trabalho neste movimento. Determine, nestas condições a força de tração no solo e a velocidade do veículo.
22 Uma máquina de terraplanagem arrasta 500 kg de cascalho por 100 m. O módulo da força necessária para realizar tal operação é 1500 N. Completado este evento, a máquina levanta o cascalho a 3m de alt