Um computador pessoal deve ser analisado do ponto de vista termodinâmico. Determine os sentidos das interações de trabalho e das transferências de calor (entrando ou saindo) para os seguintes sistemas: ( a ) o teclado, ( b ) o monitor, c a unidade de processamento, e d todos esses, considerados como sistema.

Passo 1

Em ( a ) , teremos que o teclado tem interações de trabalho quando as teclas são pressionadas. Além disso, recebe trabalho elétrico, pois um fluxo de eletricidade permite que o teclado funcione, mas não significa que ele está ligado diretamente na rede elétrica. Ao digitar, o teclado também realiza trabalho elétrico, pois está enviando sinais elétricos para a unidade de processamento, para que possam ser “decodificados”. A temperatura do teclado se eleva ligeiramente, daí, existe uma pequena troca de calor com o ar ambiente.

Em ( b ) temos o monitor, o monitor está ligado na rede elétrica, logo, existe trabalho elétrico sendo recebido para seu funcionamento. A temperatura do monitor também se eleva, o que faz trocar calor com as vizinhanças.

Em ( c ) temos a unidade de processamento, a unidade de processamento, assim como o monitor, também precisa de energia para funcionar, daí, temos um trabalho elétrico ocorrendo. E, ao realizar as suas funções, a unidade de processamento tende a esquentar, daí, existe uma troca de calor com o ambiente.

Em ( d ) , quando observamos todos os componentes supracitados, podemos ver que existe o trabalho elétrico para fazer os componentes funcionarem, existe um trabalho mecânico que existe quando pressionamos as teclas do teclado e, também iremos ter, o aquecimento dos componentes, o que ocasiona na troca de calor entre os componentes e o ambiente.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um vaso rígido bem isolado contém 3 kg de água líquida saturada a 40 °C. O vaso também contém uma resistência elétrica que consome 10 ampères quando 50 volts são aplicados. Determine a temperatura fin
Vapor de água saturado a 200 °C é condensado até se tornar líquido saturado a 50 °C em um arranjo pistão-cilindro com mola. Determine a transferência de calor para esse processo, em kJ/kg.
Uma sala bem isolada de 4 m × 4 m × 5 m, inicialmente a 10 °C, é aquecida pelo radiador de um sistema de aquecimento a vapor. O radiador tem um volume de 15 L e contém vapor superaquecido a 200 kPa e
Usando as equações do Prob. 4-151, determine a energia explosiva de 20 m³ de vapor a 10 Mpa e 500 °C, considerando que o vapor se condensa e se torna líquido a 25 °C depois da explosão. A quantos quil
Um arranjo pistão-cilindro isolado contém 5 L de água líquida saturada à pressão constante de 175 kPa. A água é agitada por uma roda de pás enquanto uma corrente de 8 A flui por 45 min por um resistor