Um conjunto cilindro-pistão, com área da seção transversal igual a , opera a pressão constante e contém água. Inicialmente, a água se encontra como vapor saturado a e a distância entre o pistão e o fundo do cilindro é . Transfere-se calor para a água até que sua temperatura se torne igual a . Determine o trabalho realizado nesse processo.
Passo 1
Ooi pessoal, tudo certo? Bora resolver.
Seguinte a situação que temos é esta aqui:
E temos um processo de aumento de temperatura de .
Precisamos determinar o trabalho feito deste processo.
Como o nosso sistema é um sistema cilindro-pistão temos que a variação do volume específico é proporcional a variação da altura que o nosso pistão se encontra do fundo do cilindro, isso é importante saber, pois, na fórmula que utilizaremos para calcular o trabalho precisaremos saber o volume no estado final após o aumento de .
Passo 2
Seguindo a ideia do passo 1, vamos determinar o a altura do pistão no estado final, que ao multiplicarmos pela área teremos a o volume ocupado no estado final.
A equação de proporção é definida por:
Agora os volumes específicos serão determinados pelas tabelas:
Estado inicial tínhamos vapor saturado, portanto, utilizaremos . Procurando o volume de vapor com a pressão de :
Estado final, sabemos que vapor saturando ao aumentar sua temperatura fica vapor superaquecido, devido a isto, utilizaremos . Procurando com pressão de e temperatura de , temos:
Passo 3
Com todos os dados em mãos, bora substituir na fórmula:
Passo 4
Bem, como a pressão do nosso processo é constante, podemos utilizar a fórmula em que o trabalho é integrável, que é definida por:
Substituindo os valores, temos que o trabalho foi de:
É isso pessoal, valeu.