Uma mistura de amônia-água está a 10 °C. Determine a pressão do vapor da amônia, considerando que a fração molar da amônia no líquido corresponde a (a) 20% e (b) 80%. A pressão de saturação da amônia a 10 °C é de 615,3 kPa.

Passo 1

Beleza! Para resolver esse exercício, vamos utilizar lei de Raoult vista nessa seção, que é dada pela equação 16-23:

P i , l a d o   d o   g á s = y i , l a d o   d o   g á s P t o t a l = y i , l a d o   d o   l í q u i d o P i , s a t ( T )

Então, no nosso caso, como temos a pressão de saturação e a fração molar do lado do líquido, então pegaremos a segunda parcela dessa equação. Dessa forma, teremos:

P i , l a d o   d o   g á s = y i , l a d o   d o   l í q u i d o P i , s a t ( T )

Passo 2

Então, para a letra (a) teremos:

P N H 3 = y N H 3 ,   l a d o   d o   l í q u i d o P N H 3 , s a t ( 10   ° C )

Substituindo os valores conhecidos, temos:

P N H 3 = 0,2 615,3 → P N H 3 = 123,06   k P a

Passo 3

Repetindo o procedimento do passo 2 agora para a letra (b) com fração molar de 80%, temos:

P N H 3 = y N H 3 ,   l a d o   d o   l í q u i d o P N H 3 , s a t 10   ° C = 0,8 615,3 → P N H 3 = 492,24   k P a

Resposta

P N H 3 = 123,06   k P a

P N H 3 = 492,24   k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ar a 70 °F e 100 psia é soprado através de um meio poroso saturado com água líquida a 70 °F. Determine a pressão parcial máxima da água evaporada no ar quando ela emerge do meio poroso.
Mostre que uma mistura de água líquida saturada e vapor de água saturado a 300 kPa atende aos critérios do equilíbrio de fases.
Usando os dados de solubilidade de um gás em um sólido, explique como você determinaria a concentração molar do gás no sólido na interface sólido-gás a uma temperatura especificada.
Considere uma mistura de oxigênio e nitrogênio na fase gasosa. Quantas propriedades independentes são necessárias para definir o estado do sistema?
Usando os dados da constante de Henry para um gás dissolvido em um líquido, explique como você determinaria a fração molar do gás dissolvido no líquido na interface a uma temperatura especificada.