Considere uma unidade compacta de ar condicionado instalada na janela de um escritório para resfriar o ar interno durante o verão. Examine as fronteiras do sistema relativamente às taxas de trabalho e de calor, incluindo os sinais.
Passo 1
Vamos lá, pessoal! Nós temos uma unidade compacta de ar condicionado instalada numa janela para resfriamento do ambiente. Vamos ver um esquema aqui:
Para fazer esse sistema operar, energia elétrica precisa entrar no sistema para o circuito interno do ar condicionado funcionar, então temos um sinal negativo para o trabalho da energia elétrica ().
Temos duas transferências de calor, que vão acontecer no condensador e no evaporador, o ar interno fica mais frio e para balancear o ar externo fica mais quente. Como esse ar condicionado é usado para resfriamento, ele joga esse calor do escritório para fora, digamos assim, e essa transferência de calor é positiva ().
Como fica mais quente do lado de fora, há uma transferência negativa de calor () de fora para dentro, ou seja, calor é recebido do escritório para fora, deixando o lado de fora mais quente.