Enunciado
Termodinâmica - Çengel - Termodinâmica - Ed: 7º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 62
Um desembaçador elétrico é usado para remover 0,25 polegadas de gelo de um para-brisa. As propriedades do gelo são . Qual é a temperatura mínima à qual o desembaçador pode ser operado? Considere que nenhum calor é transferido do desembaçador ou gelo para as vizinhanças.
Passo 1
Entendendo o problema:
O problema consiste no uso de um dispositivo elétrico que possui como objetivo remover uma camada de gelo de um parabrisa de 0,25 polegadas. As propriedades do gelo são dadas, e é considerado que o calor transferido pelo dispositivo desembaçador é totalmente utilizado para derreter o gelo. O problema pede a energia elétrica necessária por unidade de superfície do parabrisa para derreter o gelo, removendo-o a dada temperatura, além de pedir a temperatura mínima de operação do desembaçador.
Primeiramente, o balanço de massa do sistema deve ser equacionado, uma vez que há a mudança de fase do estado sólido do gelo para o líquido, o qual é removido. O balanço de massa é dado por:
Utilizando a primeira lei da termodinâmica, temos que o balanço de energia do sistema é equacionado da seguinte forma:
(2)
A equação (2) pode ser entendida da seguinte forma: A energia fornecida ao sistema sob a forma de trabalho elétrico realizado pelo dispositivo é responsável pela variação da energia interna do gelo somada da energia relacionada à mudança de estado físico de gelo para água. Combinando as equações (1) e (2) temos:
(3)
Multiplicando a equação (3) por dt e integrando do instante em que há uma camada de gelo de massa :
(4)
Passo 2
Obtendo uma expressão para a energia por unidade de área, do dispositivo elétrico:
A massa da camada de gelo pode ser calculada de acordo com a seguinte relação:
(5)
em que do parabrisa pela espessura da camada de gelo, a qual também é fornecida no enunciado. Dessa forma, a equação (5) torna-se:
(6)
Passo 3
Obtendo o valor da energia por unidade de área:
Combinando as equações (4) e (6), a energia por unidade de área do para-brisa é dada por:
Dessa forma, a energia por unidade de área que o dispositivo deve fornecer é .
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)