Um sistema passa por um processo entre dois estados fixos; primeiramente, de modo reversível e, em seguida, de modo irreversível. Em qual das duas situações a variação da entropia é maior? Por quê?

Passo 1

Fala parceiro (a)! Ora, ora, temos mais uma questão conceitual aqui! Nela devemos saber o que determina a reversibilidade e a irreversibilidade de processos.

Temos ainda que saber o significado de entropia, para, deste modo, conseguirmos comparar os dois casos e sabermos qual tem o maior valor de entropia.

Passo 2

Reversibilidade e a irreversibilidade de processos:

Temos que um processo reversível é definido como um processo que pode ser revertido sem deixar qualquer vestígio no ambiente. Ou seja, o sistema e o ambiente retornam a seus estados iniciais no final do processo inverso. Isso somente será possível se a troca líquida de calor e a realização de trabalho entre o sistema e o ambiente for zero para o processo combinado (original e inverso). Esses processos são apenas idealizados, logo, todos os processos que ocorrem na natureza são irreversíveis.

Os processos que não são reversíveis são denominados processos irreversíveis, entretanto, é preciso ressaltar que um sistema pode ser restaurado ao seu estado inicial depois de um processo, independentemente de o processo ser ou não reversível. Mas, no caso de processos reversíveis, essa restauração é feita sem deixar nenhuma variação líquida na vizinhança, ao passo que, no caso dos processos irreversíveis, a vizinhança geralmente exerce algum trabalho sobre o sistema e, portanto, não volta ao seu estado original.

Entropia:

A entropia pode ser vista como uma medida da desordem molecular ou da aleatoriedade molecular.

A variação da entropia de um sistema durante um processo pode ser determinada pela integração da seguinte equação, entre os estados inicial e final:

d S = δ Q T i n t   r e v

Ficando:

∆ S = S 2 - S 1 = ∫ 1 2 δ Q T i n t   r e v

Passo 3

Aqui devemos levar em conta que a entropia é uma propriedade e, assim como todas as outras propriedades, ela tem valores fixos em estados fixos.

Desse modo, a variação da entropia ∆S entre dois estados especificados é a mesma (como mostra a figura), independentemente da trajetória (reversível ou irreversível) que é seguida durante um processo.

Resposta

A variação da entropia será a mesma nos dois casos, pois a entropia é uma propriedade e possui um valor fixo em um estado fixo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Refrigerante-134a entra em uma turbina adiabática em regime permanente como vapor saturado a 1.200 kPa, e se expande até 100 kPa. A potência produzida pela turbina é calculada como 100 kW quando o pro
Dois quilogramas de vapor d'água saturado a 600 kPa estão contidos em um arranjo pistão-cilindro. A água expande-se adiabaticamente até que a pressão seja de 100 kPa, e considera-se que são produzidos
Refrigerante-134a entra um compressor adiabático de regime permanente como vapor saturado a 320 kPa e é comprimido para 1.200 kPa. A potência mínima fornecida para o compressor é calculada como 100 kW
Vapor saturado entra em um bocal adiabático que opera em regime permanente com baixa velocidade de entrada a 6 Mpa, expandindo-se até 1,2 MPa.(a) Considerando uma situação em que a velocidade de saída
Uma panela a vapor rígida de 20 L está equipada com uma válvula de alívio de pressão ajustada para liberar vapor e manter a pressão assim que a pressão dentro da panela atingir 150 kPa. Inicialmente,