O trabalho é livre de entropia, e às vezes é feita a afirmação de que o trabalho não será capaz de mudar a entropia de um fluido que passa por um sistema com escoamento em regime permanente e adiabático com uma entrada e uma saída. Essa é uma alegação válida?

Passo 1

Olá!! Tudo bem por aí? Temos aqui um problema conceitual.

A alegação de que o trabalho não alterará a entropia de um fluido que passa por um sistema de fluxo constante adiabático com uma única entrada e saída é verdadeira apenas se o processo for reversível.

Para o caso de um processo real (nenhum processo real é reversível), haverá um aumento de entropia no fluido durante o processo adiabático em dispositivos como bombas, compressores e turbinas.

Resposta

É verdadeira apenas se for um processo hipotético reversível. Para o caso de um processo real, haverá um aumento de entropia no fluido durante o processo adiabático.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma máquina térmica, completamente reversível, opera com uma fonte a 1.500 R e um sumidouro a500 R. Considerando que a entropia do sumidouro aumenta em 10 Btu/R, quanto diminuirá a entropia da fonte?
É possível que a variação da entropia de um sistema fechado seja igual a zero durante um processo irreversível? Explique.
Uma máquina térmica recebe 200.000 Btu de calor de uma fonte a 1.500 R e rejeita 100.000 Btu de calor para um sumidouro a 600 R. Calcule a variação da entropia de todos os componentes dessa máquina e
Uma fonte de energia a 1.000 K transfere calor para uma máquina térmica completamente reversível. Essa máquina transfere calor para um sumidouro a 300 K. Determine a quantidade de calor que deve ser t
Ar inicialmente a uma pressão P 1 é comprimido por um compressor de 30k W até P 2 . A temperatura do ar é mantida constante a 25 °C durante o processo devido à transferência de calor para a vizinhança