O vapor extraído da turbina entra em um aquecedor de água de alimentação aberto em um ciclo de Rankine regenerativo a 20 psia e 250 °F, enquanto o resfriador de água de alimentação entra a 110 °F. Determine a relação entre a vazão mássica de vapor extraído e a vazão mássica de água de alimentação na entrada necessária para aquecer a água de alimentação a 225 °F.
Passo 1
Beleza! Então, a primeira coisa que devemos fazer é converter a pressão e as temperaturas fornecidas para que possamos pegar as propriedades nas tabelas termodinâmicas, então, temos:
Tá legal, agora, antes de pegarmos os dados na tabela, vamos dar nome aos pontos de interesse, a água de alimentação entrando no aquecedor será o ponto 1, o vapor extraído da turbina será o ponto 2 e o ponto 3 será a saída da água de alimentação. Dessa forma, consultando as tabelas termodinâmicas e interpolando para obter os valores necessários, temos:
Passo 2
Dessa forma, como nesse caso temos regime permanente, então teremos:
E do balanço de energia, temos:
Como temos regime permanente, então a energia que entra é igual a energia que sai, então:
Sabendo que não temos calor e trabalho entrando ou saindo do sistema e que podemos desprezar as variações de energia cinética e potencial, dessa forma a equação do balanço de energia se torna:
Substituindo a relação encontrada para , temos:
Então, a relação entre a vazão mássica de vapor extraído e a vazão mássica de água de alimentação na entrada será:
Passo 3
Agora, substituindo os valores conhecidos na equação do passo 2, temos: