Enunciado

Encontre a área do maior retângulo que pode ser inscrito em um triângulo retângulo com catetos de comprimento 3 e 4 cm, se dois dos lados do retângulo estiverem sobre os catetos.

Passo 1

Falai galerinha, tudo certo:

Como diria a Viúva Negra, “Ainda somos amigos, certo?”

Boraaa fazer essa comigo

O enunciado pediu pra gente encontrar a área do maior retângulo que pode ser inscrito em um triângulo retângulo, sabendo que esse triângulo tem catetos de comprimento 3 e 4 e que os dois lados do retângulo estão sobre os catetos.

Esboçando isso, temos a seguinte figura:

Para um triângulo retângulo com catetos ( a )   e   ( b ) , o maior retângulo inscrito, com dois lados sobre os catetos, tem uma área máxima quando suas dimensões são metade dos catetos do triângulo.

Isso ocorre porque o retângulo formará outro triângulo semelhante dentro do triângulo original, e podemos usar proporções para calcular a área máxima.

Vamos usar a fórmula para a área de um retângulo:

Á r e a = l a r g u r a × a l t u r a

Vamos determinar a função área em termos de uma variável para maximizar usando cálculo.

Vamos lá!

Passo 2

Primeiro, visualizamos o triângulo retângulo com os catetos 3 cm e 4 cm, e a hipotenusa será dada pelo Teorema de Pitágoras:

  a 2 +   b 2 =   c 2

Aqui, ( a   =   3 )   e   ( b   =   4 ) .

Então, a hipotenusa c será:

c = 3 2 + 4 2

c = 9 + 16

c = 25

c = 5   c m

Agora, precisamos encontrar o maior retângulo que pode ser inscrito nesse triângulo, com dois de seus lados sobre os catetos do triângulo. Para isso, devemos maximizar a área desse retângulo.

Passo 3

Consideremos x como a largura do retângulo ao longo do cateto de 3   c m   e   ( y ) como a altura ao longo do cateto de 4   c m .

Devido à semelhança dos triângulos, a razão entre os catetos do triângulo retângulo formado dentro do triângulo original deve ser igual:

x 3 + y 4 = 1

Isso vem da soma das proporções de ( x )   e   ( y ) em relação aos catetos totais do triângulo.

Passo 4

Escrever a relação:

x 3 + y 4 = 1

Isolar y em função de x :

y = 4 - 4 x 3

Expressar a área A do retângulo em função de x :

  A   =   x   × y  

  A   =   x   4 - 4 x 3

A   =   4 x   - 4 x 2 3

Passo 5

Então, o que a gente vai fazer é maximizar a área do retângulo, A = x y , relacionando essas variáveis através da semelhança de triângulos e encontrando os pontos críticos da equação, por meio da derivada.

Derivar a função área A em relação a x   para encontrar o ponto de máximo:

d A d x = 4 - 8 x 3

Encontrar o ponto crítico definindo a derivada igual a zero:

  4   - 8 x 3   =   0

  4   = 8 x 3

  12   =   8 x  

  x   = 12 8 = 1,5   c m

Calcular y correspondente a x = 1,5 :

  y   =   4   - 4 × 1,5 3

  y   =   4   -   2  

  y   =   2   c m

Passo 6

Calcular a área máxima do retângulo:

A = x × y

A = 1,5 × 2

A = 3   c m 3

Portanto, a área do maior retângulo que pode ser inscrito no triângulo retângulo com catetos de 3   c m   e   4   c m   é   3   c m ² .

“Nós somos Groot”

Resposta

Portanto, a área do maior retângulo que pode ser inscrito no triângulo retângulo com catetos de 3   c m   e   4   c m   é   3   c m ² .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

15. Um objeto cai do repouso de acordo com a equação s = - 16 t 2 , onde s cm é a distância do objeto ao ponto de partida em t s e o sentido positivo é para cima. Se uma pedra caí de um edifício com 2
1 . Uma partícula move-se ao longo de uma reta horizontal, de acordo com a equação dada, onde s cm é a distância orientada da partícula a partir do ponto O em t s. Ache a velocidade instantânea v ( t
19. Se uma bola for impulsionada de tal forma que ela adquira uma velocidade inicial de 24 cm/s ao descer um certo plano inclinado, então s = 24 t + 10 t 2 , onde s cm é a distância da bola ao ponto i
4 Uma partícula move-se ao longo de uma reta horizontal, de acordo com a equação dada, onde s cm é a distância orientada da partícula a partir do ponto O em t s. Ache a velocidade instantânea v ( t )
6 Uma partícula move-se ao longo de uma reta horizontal, de acordo com a equação dada, onde s cm é a distância orientada da partícula a partir do ponto O em t s. Ache a velocidade instantânea v ( t )